Domingos Martins – Espírito Santo

Domingos Martins

O município de Domingos Martins enquadra-se no roteiro turístico Montanhas Capixabas e fica a 45 km da capital Vitória. Um dos pontos turísticos mais conhecidos do Espírito Santo é o Parque da Pedra Azul. Criado para proteger um conjunto de valores naturais, inclusive a pedra que dá nome ao local, a região é conhecida pela singularidade da sua beleza. Por ser um cartão postal exuberante, a Pedra Azul poderá virar Patrimônio Natural da Humanidade. Para receber esse reconhecimento é preciso que o bem natural atenda a pelo menos alguns critérios, como por exemplo, importância estética excepcional. O Estado abraçou a causa e agora elaborará um documento técnico, visando o tombamento da Pedra Azul, como Patrimônio Natural da Humanidade junto à Organização das Nações Unidas para a Cultura, Ciência e Educação (Unesco). Estamos na torcida!

Conheça mais sobre a região que é rica em suas paisagens, cultura, história, além de contar com os melhores empreendimentos em hotelaria, lazer e gastronomia do Espírito Santo.

Gastronomia

Saborear um prato típico da culinária européia acompanhado de um excelente vinho e provar um prato a base de produtos orgânicos são prazeres que estão agregados ao charme e rusticidade das instalações oferecidas nos restaurantes em Domingos Martins.

Onde ir:

Restaurante Alecrim
A menos de 1Km da Pousada Rota do Lagarto está o Restaurante Alecrim. O Alecrim é um encontro da cozinha de bistrô com uma cantina italiana, além da tradição familiar de se comer bem. O ambiente reproduz uma autêntica casa de campo: objetos antigos, louças na parede, móveis de demolição, tudo para que você se sentisse numa fazenda de meados do século XX. A dica é: vá ao Alecrim com tempo e sem pressa, pois tudo lá é artesanal. O Alecrim abre sextas, sábados, domingos e feriados.
Rod. Geraldo Sartório (ES 164), km 73, São Paulo do Aracê, Domingos Martins.
Telefone: (27) 3248-2178

Restaurante Espaço Vellozia da Chef  Elizandra Módulo
Localizado no Sítio das Flores, no pequeno distrito de Aracê em Domingos Martins, o Espaço Vellozia serve pratos da culinária francesa com um toque de regionalismo. A decoração do local é muito cuidadosa e aconchegante e o restaurante abriga ainda espaço para venda de produtos da região como geléias, compotas e licores.
O agradável deque com vista para a Pedra Azul é ideal para os casais. Ali, são apresentados aos visitantes sugestões como a costela de javali com farofa ou o bife de tira, cortado do miolo da picanha e guarnecido por minibatatas e farofa. Precede os pratos a minicafta de cordeiro com alho. A ganache de chocolate branco com amoras pretas confitadas encerra os pedidos.
Rodovia BR-262, Km 89,5 – Sítio das Flores – Pedra Azul
Tel: (27) 3248-0097

Restaurante Valsugana da Chef Marília Calmon
O Valsugana é um dos mais antigos, famosos e premiados restaurantes de Pedra Azul, em Domingos Martins. Ele é quase uma unanimidade entre os frequentadores da região e, por isso, está sempre lotado. O bom do Valsugana é que a massa deles é caseira, preparada no próprio restaurante. Vale a pena visitar.
BR 262, km 89,5, Pedra Azul, Domingos Martins-ES
Tel: (27) 3248 1126

Don Lorenzoni Due,

O chef Fernando Lorenzoni, em seu novo restaurante em sociedade com Fernanda Uliana Donna, continua encantando os clientes com suas criações cheia de personalidade. Não deixe de provar o cogumelo recheado de Gorgonzola, o  Filé ao molho de jabuticaba com nhoque, que é um dos pratos mais solicitados.

Rodovia Ângelo Girardi, Km 3. (27) 3248-1352.

Café do Rafa

Esta cafeteria já caiu no gosto

Av. Antônio Roberto Feitoza, 164, Centro, Venda Nova do Imigrante – ES (anexo ao Alpes Hotel)

Tel: 28 3546-2155 ou 9917-9099

Agroturismo

Vale a pena passear e conhecer o agroturismo na região. Respeitando a tradição do produto artesanal, o agricultor abre as portas das suas propriedades para que o visitante saboreie as guloseimas com o verdadeiro sabor do campo. Queijos, biscoitos, vinhos, licores, doces, iogurtes, geleias e outros quitutes podem ser encontrados no agroturismo das montanhas capixabas. Onde ir:

Fazenda Carnielli
Fabricação de café 100% arábica, lavoura e torrefação, queijos e fubá. A fazenda produz cerca de 25 variedades de queijo como Minas, Parmesão, Provolone e os refinados Morbier e Resteia, além de uma linha inovadora, sem lactose.
Rod. Pedro Cola, Km 4 – Providência – Venda Nova do Imigrante
Tel: (28) 3546-1272
www.carnielli.com.br

Sítio dos Palmitos
Possuem cerca de 40 mil pés de palmitos plantados em diversas variedades. Difí¬cil escolher o que levar para casa, pois são muitas opções de palmitos e de produtos feitos a partir do palmito. Funcionam todos os dias de 8h às 18h.
Rod. Afonso Cláudio, Km 4 – União/ São Bento – Domingos Martins
Tel: (27) 3248-3163

Sítio Família Lorenção
Lá você pode encontrar Socol (lombo de porco embutido), antipastos (berinjela e palmito), licor e plantação de brócolis e lichia.
Tapera – Venda Nova do Imigrante
Tel: (28) 3546-1130

Monarca
Fabricação de embutidos e defumados de maneira artesanal. Eles funcionam todos os dias de 8h às 18h.
Rod BR-262 – km 91 (entre Pousada dos Pinhos e Restaurante Lusitânia)
Tel: (27) 3248-1846

Tia Cila
Tia Cila foi a pioneira na produção de biscoitos, bolos, pães, doces, macarrão e outros quitutes deliciosos. Ela é especializada em produtos caseiros. Há também venda de artesanatos.
Tel: (28) 3546-1128

Ecoturismo e Turismo de aventura

Não tem como negar que a natureza privilegiada de Domingos Martins, proporciona para o visitante a prática de diferentes tipos de esportes.  Para os que buscam adrenalina e emoção, o Rapel e o Rafting são modalidades em constante atividade. Além disso, existem os mirantes, as cachoeiras, montanhas, que revelam uma paisagem mágica e um cenário ideal para passeios e aventuras. Um dos principais atrativos naturais é o Parque Estadual da Pedra Azul, onde se destaca a famosa Pedra Azul, uma rocha de formação de granito com 1822 metros de altitude.

Onde ir:

Pedra Azul Adventure Park
Parque de Esportes e Aventura: Arvorismo, Rapel, Tirolesa, Escalada e voo duplo. Situado numa belíssima área, de fácil acesso, no meio de uma mata extraordinária, proporcionando assim um verdadeiro clima de aventura.
Rod. BR 262, Km 96, Pedra Azul, Domingos Martins
www.pedraazuladventure.com.br
Tel: (27) 9973-5579/9985-9387

Fjordland – Cavalgada Ecológica Pedra Azul
Passeio a cavalo por trilhas ecológicas, piscinas naturais, mirante, passeio de charrete e cafeteira.
Rod. BR 262, Km 89 – Rota do Lagarto – Pedra Azul
Tel: (27) 3248-0054

Trem turístico das Montanhas Capixabas
Passeio de trem nas Montanhas Capixabas – finais de semana e feriados. Vale a pena conferir durante o passeio as belas paisagens passando pelas cidades de Viana, Domingos Martins e Marechal Floriano.
Tel: (27) 2123-0288/ (28) 3546-1378
www.tremdasmontanhascapixabas.com.br

Hospedagem

Pousada Rabo do Lagarto
Essa pousada é um luxo e vale a pena ficar hospedado no mínimo duas noites. Não é só a vista da Pedra Azul que faz a estada na pousada Rabo do Lagarto ser inesquecível. As instalações, por exemplo, são um capítulo à parte. A área externa é fascinante, com seus belos jardins e plantas exuberantes. É por tudo isso e, também, por sua localização privilegiada que eu tenho que concordar com aqueles que consideram a Rabo do Lagarto a pousada mais charmosa e romântica de Pedra Azul. Vale lembrar que a Pousada Rabo do Lagarto não aceita crianças menores de 14 anos.
Rod. Geraldo Sartório (ES 164), km 70, São Paulo do Aracê, Pedra Azul, Domingos Martins-ES.
Tel: (27) 3248-2383/9942-6121

Hotel Fazenda Parque do China
O Hotel Fazenda oferece uma grande área de lazer. Bom para ir com toda a família! Os visitantes poderão desfrutar dos tradicionais toboáguas, piscinas com brinquedos aquáticos, cachoeira artificial, pesque-pague e mini-fazendinha. Além de ter a visão de todo o hotel dando um passeio inesquecível de teleférico, o único do Estado. A criançada vai adorar!
Ribeirão dos Lagos, Domingos Martins
Tel: (27) 3288-4141
WWW.parquedochina.com.br

Hotel Fazenda Monte Verde Golf & Resort
O Hotel Fazenda Monte Verde oferece uma excelente estrutura para os hóspedes. Ao todo são 26 chalés distribuídos nas montanhas e à beira do lago criando um clima delicioso. Para o lazer o hotel disponibiliza quadra de tênis, voley, basquete, futsal e campo society, além de piscina, sauna, passeios ecológicos, trilhas, pescaria, banhos de cachoeira e passeio a cavalo. Para quem curte golf, o Hotel oferece aos jogadores todas comodidades como equipamentos para alugar e carrinhos, além de disponibilizar caddies. O campo de golf do Hotel Fazenda Monte Verde Golf & Resort possui uma paisagem ímpar em meio à natureza.
Rodovia ES 164, Km 60, Alto Castelinho, Vargem Alta.
Tel: (27) 3248-2111/ 3248-2112
www.hotelmonteverde.com.br

Pousada dos Pinhos
A Pousada dos Pinhos é uma das mais procuradas da região de Pedra Azul. As caminhadas até o mirante da Pedra Azul são obrigatórias para aqueles que desejam contemplar a natureza. O canto dos pássaros ouve-se à beira da piscina, nas varandas dos apartamentos, durante um passeio a cavalo, e por todo lugar em que você estiver.
Pedra Azul, Domingos Martins
(27) 3248-1115/3248-1109
www.pousadadospinhos.com.br

Pousada Pedra Azul
A Pousada Pedra Azul é vizinha do Parque Florestal do mesmo nome, em Domingos Martins. A Pousada fica as margens de um sereno lago e de uma cachoeira com queda livre de 60 m. Lindíssimo!
Rod. BR 262 – Km 88 – Rota do Lagarto, Pedra Azul, Domingos Martins
(27) 3248-1101/3334-2420
www.pousadapedraazul.com.br

Fiquem atentos aos eventos!

O município de Domingos Martins possui um calendário de eventos extenso que vale a pela conferir. Além da diversão, o visitante pode ter contato direto com a identidade local.  As festividades ocorrem em todo seu território, do gênero erudito ao popular e tem seu destaque no calendário estadual de eventos. Confira:

Festa do Morango
Acontece em agosto e a pessoa pode encontrar mais de 50 mil morangos que são vendidos in natura e utilizados para a fabricação de 450 tortas comercializadas durante a festa. Uma delícia!

Sommerfest – Festa da Cultura Alemã
Criada para comemorar a chegada dos primeiros imigrantes alemães à região, a festa acontece no verão e oferece uma programação variada que inclui concurso do lenhador, apresentações folclóricas, desfile cultural, comida e música típica.

Festival Internacional de inverno de Domingos Martins
Principal evento de música clássica e popular em solo capixaba. Pelo fato do evento acontecer no inverno (julho), o visitante pode curtir uma boa música, vinho e aquele friozinho gostoso…

You may also like

Sobre

Ivana Ruy

Por amor e vocação, me formei em gastronomia – mas trabalho com turismo há mais de 30 anos. Além do Blog & Destinos, sou colunista de Turismo na revista SV Shopping Vitória. Embarque comigo e conheça este mundo maravilhoso.

Instagram

Pausa para um café turco! ☕️ .
.
.
#viajandocomivanaruy #turquia #amoviajar #amomeutrabalho
Mais um dia...🙏🏼💙 .
.
#viajandocomivanaruy #turquia #pamukale #deusemaravilhoso #amoviajar #travel #amomeutrabalho
No céu da Capadócia 🙏🏼💙 Obrigada @georgiatc 📸
.
.
.
#obrigadasenhor #turquia #capadocia #kapadokya #viajandocomivanaruy
Mais um voo na conta!😜
.
.
#capadocia #turquia #amomeutrabalho #amoviajar #viajandocomivanaruy
Turquia 🇹🇷❤️. #viajandocomivanaruy  #tuquia #amoviajar #amomeutrabalho
Mais um grupo chegando de Israel, cheio de alegria e gratidão  em  visitar a Terra Santa, Grécia e Roma. 
E nós  gratos a  Deus por contribuir na realização de mais um sonho. 🙏🏼🇮🇱✈️ .

#viajandocomivanaruy #viajandocomedsonruy #realizandosonhos #coraçõesgratos #deusébomotempotodo
Aqueles que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não pode ser abalado, mas permanece para sempre. Salmos 125.1
.
.
Uma semaninha abençoada pra todos nós🙏🏼🌷
📷 dos maravilhosos @arrudaepoubel ❤️
Contagem regressiva para voltar a este lugar incrível 😉 🙌🏼✈️ 🇹🇷 #viajandocomivanaruy #turquia #pamukkale  #amoviajar #amomeutrabalho
Um #tbt de quem queria fazer uma selfie, mas, que tem medo até de tartaruga🙈🐢 📸 @tapyocaoficial

Rafa Ziviani

Sou defensora do Marketing Zen pelo bem das pessoas, das empresas e da sociedade. Aqui vou falar sobre marketing, negócios e darei dicas sobre o Espírito Santo.

Siga-me

Mais Vistos

Dubai

27 de janeiro de 2014

Onde comer em New York

15 de agosto de 2014

Fanpage